MAPA DE PERCURSO
1.Situação
problema envolvendo equação do segundo grau.
- Leitura e interpretação do problema.
- Resolução por tentativa e erro.
- Narrativas da história das equações algébricas e sua evolução ao longo do tempo.
- Narrativas das aplicações da equação do segundo grau dos meios tecnológicos.
2. Reconhecer
a equação do segundo grau em suas diversas
formas.
2.1. Resolução
da equação do 2ª grau.
- Operações com números reais.
- Equações algébricas e o uso de letras para representar valores desconhecidos.
- Fatoração e propriedade distributiva.
- Formula de Baskara: identificar os coeficientes A,B e C, analisar o discriminante delta.
- Completando o quadrado.
- Soma e produto.
3. Problemas diversos que envolvam equações
do segundo grau.
- Leitura e compreensão do problema.
- Perímetro e área de figura planas.
- Teorema de Pitágoras.
- Construção de uma estratégia de resolução do problema.
- Verificação da resolução do problema.
4. Equação do segundo grau.
PLANO DE AULA
OBJETIVO GERAL
- Provocar no alunos uma reflexão sobre a importância da matemática em seu cotidiano.
- Mediar e agir como um facilitador na construção dos conceitos matemáticos.
- Contextualizar sempre que possível, tornando a disciplina atrativa e interessante.
- Identificar as possíveis dificuldades dos alunos e auxilia-los na construção do conhecimento.
OBJETIVO ESPECIFICO
- Ajudar os alunos a identificar e aplicar a equação do segundo grau nas situações problemas de modo a estabelecer um raciocínio investigativo.
- Incentivar a busca do real significado para daí construir um conhecimento embasado na matemático.
- Incentivar os alunos a desenvolver uma argumentação matemática fundamentada para construir as competências e habilidades.
- Retomar conteúdos anteriores e aplica-los na resolução das situações problemas que envolvem equações do segundo grau.
JUSTIFICATIVA
- Estabelecer relação entre teoria-prática.
- Desenvolver as técnicas de ensino na resolução de situações problemas.
- Incentivar a troca de experiências.
- Realização de trabalho e projetos em grupo.
- Iniciar a aula com uma situação problema que esteja ao alcance dos alunos, de modo a provocar curiosidade e desejo de resolver o problema.
- Narrativas da história das equações algébricas e sua evolução ao longo do tempo e aplicações nos meios tecnológicos.
- Apresentar de maneira expositiva os elementos matemáticos que intuitivamente utilizarão para resolver o problema salientando que teoria e prática caminham juntas.
- Propor exercícios explicativos e resolvê-los explanando os conceitos fundamentais para compreensão do conteúdo.
- Exercícios de fixação.
- Sala de aula, lousa e giz.
- Sala de informática (softwares e sites de pesquisa matemática).
- Livros didáticos.
- Material concreto.
- Caderno do aluno.
- Avaliação global.
- Participação, interesse, comunicação escrita e oral com que o aluno se entrega às atividades durante as aulas.
- Provas, atividades individuais, atividade em grupo, pesquisas, trabalhos e auto avaliação.
- Recuperação contínua.
OBS: Este plano está em processo de construção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário