domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA - Equação do segundo grau


MAPA DE PERCURSO

1.Situação problema envolvendo equação do segundo grau.
  • Leitura e interpretação do problema.
  • Resolução por tentativa e erro.
  • Narrativas da história das equações algébricas e sua evolução ao longo do tempo.
  • Narrativas  das aplicações da equação do segundo grau dos meios tecnológicos.
2. Reconhecer a equação do segundo grau em suas diversas  formas.
2.1. Resolução da equação do 2ª grau.
  • Operações com números reais.
  • Equações algébricas e o uso de letras para representar valores desconhecidos.
  • Fatoração e propriedade distributiva.
  • Formula de Baskara: identificar os coeficientes A,B e C, analisar o discriminante delta.
  • Completando o quadrado.
  • Soma e produto.
3. Problemas diversos que envolvam equações do segundo grau.
  • Leitura e compreensão do problema.
  • Perímetro e área de figura planas.
  • Teorema de Pitágoras.
  • Construção de uma estratégia de resolução do problema.
  • Verificação da resolução do problema.
4. Equação do segundo grau.


PLANO DE AULA

OBJETIVO GERAL
  • Provocar no alunos uma reflexão sobre a importância da matemática em seu cotidiano.
  • Mediar e agir como um facilitador na construção dos conceitos matemáticos.
  • Contextualizar sempre que possível, tornando a disciplina atrativa e interessante.
  • Identificar as possíveis dificuldades dos alunos e auxilia-los na construção do conhecimento.

OBJETIVO ESPECIFICO
  • Ajudar os alunos a identificar e aplicar a equação do segundo grau nas situações problemas de modo a estabelecer um raciocínio investigativo.
  • Incentivar a busca do real significado para daí construir um conhecimento embasado na matemático.
  • Incentivar os alunos a desenvolver uma argumentação matemática fundamentada para construir as competências e habilidades.
  • Retomar conteúdos anteriores e aplica-los na resolução das situações problemas que envolvem equações do segundo grau.

JUSTIFICATIVA
  • Estabelecer relação entre teoria-prática.
  • Desenvolver as técnicas de ensino na resolução de situações problemas.
  • Incentivar a troca de experiências.
  • Realização de trabalho e projetos em grupo.
METODOLOGIA
  • Iniciar a aula com uma situação problema que esteja ao alcance dos alunos, de modo a provocar curiosidade e desejo de resolver o problema. 
  • Narrativas da história das equações algébricas e sua evolução ao longo do tempo e aplicações nos meios tecnológicos.
  • Apresentar de maneira expositiva os elementos matemáticos que intuitivamente utilizarão para resolver o problema salientando que teoria e prática caminham juntas. 
  • Propor exercícios explicativos e resolvê-los explanando os conceitos fundamentais para compreensão do conteúdo.
  • Exercícios de fixação.
RECURSOS
  • Sala de aula, lousa e giz.
  • Sala de informática (softwares e sites de pesquisa matemática).
  • Livros didáticos.
  • Material concreto.
  • Caderno do aluno.
AVALIAÇÃO
  • Avaliação global.
  • Participação, interesse, comunicação escrita e oral com que o aluno se entrega às atividades durante as aulas.
  • Provas, atividades individuais, atividade em grupo, pesquisas, trabalhos e auto avaliação.
  • Recuperação contínua. 


OBS: Este plano está em processo de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário